DICAS ÚTEIS

Antes de mais nada, lembre-se:

"O que torna irrealizável um sonho não é o sonho em sí, é a inércia de quem sonha"

Planeje seu estudo

Equacione seu tempo de estudo visando deixar livre o último dia antes da prova. Na véspera, evite estudar. Relaxe! Afinal, não vai ser em um dia que você vai recuperar meses de preparação.

Visite o local da prova antes da realização

Se você não é muito familiarizado com o local (e mesmo sendo), faça um teste dias antes, no mesmo dia da semana e na mesma hora em que a prova será realizada. Veja os jornais, planeje o itinerário, planeje o tempo no trajeto. Nada pior para os nervos do que descobrir, no dia da prova, que uma rua foi fechada, que haverá um evento tipo um show no seu caminho ou que o Metrô entrou em greve (se você vai de carro, pense no estacionamento). Aí você começa a perceber que vai se atrasar. E, então, sua memória RAM entra em parafuso, seu HD dispara e ...

Na véspera da prova

Separe todo o material de véspera. Coloque tudo junto e fácil de pegar. Cheque até mesmo sua roupa. Lembra daquele zíper que emperrou na hora de você sair? O botão que caiu na última hora? Aquela meia-calça que puxou o fio e você já estava atrasada? Cadê meu cartão de inscrição?? E o trocado do ônibus? Tem? Pois é, não dê sopa pro azar!! Prepare tudo, com calma, na véspera.

Na hora da prova I- esperando para entrar no local de prova

Não fique pensando que tem 12.457.987 inscritos pra 100 vagas. Você está lá pra ser o primeiro dos 100. Não fique ouvindo "abobrinhas" dos outros enquanto espera para entrar na sala. Algumas "hienas" só sabem chorar nessas horas. "Ah meu Deus , é muito difícil!! É a quinta vez que eu tento!!! É muito pouca vaga!!! E blá,blá,blá....blá,blá,blá..." Fuja dessas pestes! Se necessário, isole-se. Antes só que mal acompanhado.

Na hora da prova II- fazendo a prova

Leia cada questão pelo menos 4 vezes. Mas leia como se você estivesse sendo alfabetizado naquele dia. Pegue sua caneta e vá apontando para cada palavra, cada vírgula, que lê. Assim você não perde nada. E o seu pensamento não decola (se não fizer isso o fantasma dos outros 12.457.986 virão te assombrar...)

Falando da Informática, se você já é um especialista, tome um balde de humildade antes de começar. Só morre afogado quem sabe nadar!! Concursos exigem muito mais atenção do que a que usamos diariamente.

Sendo ou não especialista, olhe atentamente (sempre apontando com a caneta) para as telas. Aliás, olhe a tela antes de olhar a pergunta. Deduza da tela tudo o que sabe. Depois analise as perguntas.

Não deixe que sua maior preocupação seja anotar o que fez para checar depois com o gabarito. Prova é igual ao tiro ao alvo: depois que disparou, não tem mais como mudar o resultado. Portanto faça o melhor que puder e, se der tempo, anote suas respostas. E deixe a correção com a banca... Agora o problema é deles...

Se der, guarde um tempinho para revisar a documentação. Está tudo preenchido corretamente?

E então...

Quando sair o resultado, me convide pra festa da sua posse!!

________________________________________

Algumas "pegadinhas"

15- TCP/IP - endereço IP: não deixe de recordar isso!

14- LANs e Intranets: uma LAN (Local Area Network) ou Rede Local é apenas o que o nome diz, ou seja uma rede local. Normalmente de pequena dimensão. Uma rede em um shopping é considerada uma LAN. Uma Intranet, pode ser uma LAN, porém a INTRANET dispõe de tecnologias semelhantes às tecnologias da Internet (podemos ter e-mails, "bate-papo", temos endereço IP, etc). Uma Intranet é uma rede privada enquanto a INTERNET é pública. Exemplos de Intranet: umaa intranet do Banco do Brasil, da Coca-Cola, da nossa empresa (aquela que inventamos na sala de aula, lembra-se?)

13- Não se esqueça: o Word pode imprimir todo o texto, ou certas páginas ou, até mesmo, um trecho ou palavra selecionada. (veja Dicas de Word)

12- Observe essa pergunta: Para copiar um trecho (ou valor de célula) de um lugar para outro basta selecionar o trecho (ou valor), clicar em e, em seguida, clicar em . Parece certo, só que a tesoura não COPIA, ela RECORTA.

11- O Excel possui, em uma planilha, 16384 linhas e 1048576 colunas? Não, claro que não! É exatamente o contrário: 16384 colunas e 1048576 linhas.

10- São comuns perguntas sobre tipos de conexão: banda larga, modems ADSL e Cable Modem, conexões "wireless" (sem fio).

9- A ferramenta Pincel que aparece nos aplicativos da Microsoft copia a formatação de um objeto para outro (de uma figura ou texto). ELA NÃO COPIA O TRECHO, SÓ A FORMATAÇÃO!!

8- Se na sua prova estiver incluído matemática ou estatística, pergunte ao seu professor da matéria o que o Excel pode fazer sobre o assunto. Já foi feita pergunta sobre o que o Excel poderia fazer em assuntos que não eram da área de Informática (desvio padrão, moda, etc)

7- FIQUE ATENTO!! Arquivos "deletados" de um pen drive ou da rede - não vão para a Lixeira.

6- FIQUE ATENTO!! Tem sido frequente perguntas sobre os botões do Windows Explorer e do Internet Explorer!

5- FIQUE ATENTO!! Quando surgem as expressões "é suficiente", "é o bastante", "basta", "é necessário apenas", cuidado! Pode ser que ainda haja alguma(s) ação(ões) faltando que você não tenha percebido.

4- É possível se "deletar" um trecho no Word e depois recuperá-lo na Lixeira? Claro que não! A Lixeira não tem nada a ver com o Word. Lixeira armazena e recupera arquivos excluídos. Para se recuperar trechos apagados no Word usamos a opção Desfazer ou as teclas Ctrl+Z

3- No Excel quando se diz que com o auxílio do botão podemos fazer um gráfico, provavelmente estará correto. Mas se for dito, basta clicar e teremos um gráfico estará errado. Só clicar no botão não basta. Há uma série de ações que ainda deverão ser feitas.

2- Quando se olha a tela do Internet Explorer, também chamado de browser ou navegador, não é possível se definir se a conexão está sendo feita em Banda larga ou não. Portanto, clicar em um hyperlink (ou link), onde o ponteiro vira "mãozinha", não define que a conexão é ou não banda larga.
Lembre-se também: quando você está usando Modem comum, também está usando a linha telefônica e a Rede Dial-up do Windows. E, não estando em Banda Larga, estará com uma conexão normalmente muito lenta.

1- Em questões que abordem o protocolo TCP/IP quando se diz que o TCP é para determinados fins (só para bancos , por exemplo) e o IP é para outros, esqueça. TCP/IP é um protocolo da Internet. Não existe a idéia de divisão.