A alça de preenchimento é aquele quadradinho, pequenino e preto, do lado direito, embaixo da célula, quando ela é selecionada.


Serve para propagar uma data, um número ou uma fórmula, evitando a redigitação. Clicando-se em uma data, com o botão da esquerda do mouse e arrastando a fórmula ou lista, esta se propagará. Mas quando a lista começa com um número o Excel repetirá o número (observe nas figuras a seguir).

Mas note, também, que ao soltarmos o botão do mouse aparecerá um pequeno botão à direita embaixo (que ninguém liga pra eleacham que é um “patinho feio” que só serve pra incomodar…). Pois é aí que está o “bizu” ( as bancas sabem disso…). Observe as próximas figuras.

Observe na figura anterior que se clicarmos na setinha do “patinho feio” que, aliás, chama-se Opções de autopreenchimento, teremos diversas opções. Note que para o caso de números ele estará apresentando selecionada a opção Copiar células (figura anterior- esquerda). Mas, se você clicar na opção Preencher série ficará como na figura anterior – direita.

Ah, gostou né? Não conhecia? Então tem mais!

O Excel pode fazer séries de datas só de dias da semana, dia do mês ou data anual. Quer ver?

Observe na planilha anterior à esquerda estão todos os dias da semana (de 2ª a Domingo). E à direita, selecionamos apenas Dias da semana. Note que os dias 5 e 6 de janeiro sumiram pois são Sábado e Domingo. 

Em tempo: se você trabalha aos sábados, o Excel não tá nem aí. Problema seu! Pra ele fim de semana é sábado e domingo!

Quer mais?

Imagine que você trabalha em uma loja que aceita pré-datados. O Sr Zé das Couves, seu cliente, comprou com 7 cheques “pré”, sendo o primeiro para 31 jan 2013. Trivial!

Funciona assim: digite a data do primeiro cheque e puxe pela Alça de preenchimento. Depois escolha Preencher meses. Pronto! Viu, aqui à direita, como as datas dos cheques estão lá? Notou que ele considerou 28 de fevereiro? O “bicho” é esperto, concorda?

Dever de casa: agora experimenta aí a opção de Preencher anos para uma data daquelas que você não pode esquecer. Aniversário de casamento, namoro, noivado… Ah, já esqueceu? Xii, é melhor ela (ele) não saber…

Bom, você já viu que o Excel já conhece algumas listas. Mas e se você quiser criar a sua própria lista personalizada? Dos seus bichinhos de estimação, por exemplo.

A sequência é:

– Clicar no Menu Arquivo do Excel 2010 (ou superiores).
– Selecionar a opção Opções no menu aberto.


– Na tela que se abrirá – Opções do Excel – selecionar a opção Avançado no menu que está à esquerda.


– Agora, no painel da direita rolar a tela até encontrar o item Geral (fica quase no final do painel). Neste item você encontrará o botão Editar Listas Personalizadas.

Pressionando o botão Editar Listas Personalizadas temos a janela a seguir. Digite os nomes dos seus bichinhos no painel da direita, chamado Entradas da lista. Use a tecla Enter para passar para o bichinho seguinte.

Ao terminar, basta clicar no botão Adicionar. Sua lista de bichinhos estará armazenada no seu Excel!
Veja a seguir como ficou!