As tabulações são usadas para agilizar a digitação.

Pense assim: antigamente não existia editor de texto (nem computador…). Mas os “datilógrafos” (espécie já extinta da família dos pterodáctilos…) faziam tabelas com rapidez. Como?
Foram ele que inventaram a tabulação (tabulação, tabela, sacou?…)
Nas máquinas de escrever tinha um bracinho de metal que a gente arrastava para o início de cada coluna da tabela. Marcadas as posições – as marcas de tabulação – era só apertar a tecla Tab (pois é, já existia!) e o cursor (ops, falha nossa!) digo “carro” da máquina corria e parava no lugar exato da cada coluna.

E aí era só digitar os dados da coluna da tabela e teclar Tab pra pular pra próxima coluna. O “cursor” sempre caia no lugar certo.


Como colocar a tabulação na régua

No fundo, no fundo não mudou nada. Para colocar a marca de tabulação atualmente, basta clicar na Régua do Word e a a marca será inserida.

Quando você clica na Régua do Word é inserida a marca que estiver ativa lá no alto à esquerda. Neste exemplo é centralizado.
São 4 as principais Marcas de Tabulação: (vá clicando lá no canto esquerdo no alto para ver). Cada clique ativará uma nova marca.

A seguir temos um exemplo de um texto que usou as 4 marcas de tabulação acima. O usuário primeiro selecionou cada marca e depois clicou na régua do Word para fixar a marca lá. A seguir foi digitando os dados e usando a tecla Tab para “pular” para a próxima marca.

Note que a coluna Nome está alinhada à esquerda, Torcedor à direita, Cidade está centralizado e Salário está alinhado pelo ponto decimal.
Viu como é fácil digitar uma tabela no Word ? Use as Tabulações!

Como retirar a tabulação na régua

A retirada de uma tabulação é simples: clique na marca e arraste-a para baixo ou para cima e ela desaparecerá.
Dica: Um parágrafo que tenha sido digitado usando-se tabulações sofrerá mudanças se você alterar a posição das tabulações. Mas isto só acontece se o cursor estiver no parágrafo ou ele estiver selecionado.


Em resumo: não há problema em se mexer nas tabulações pois elas afetam apenas os parágrafos que as utilizaram.


Observe, também, que existem as tabulações padrão que o Word respeita, mesmo que não existam marcas de tabulação. Ou seja, sem marcas de tabulação, pressionado-se a tecla Tab o cursor saltará para a próxima tabulação padrão.

Na figura a seguir temos um resumo sobre cada detalhe dos recursos de formatação do Word. Experimente aí no seu Word.