Para que serve a quebra de seção?

Muitas vezes precisamos configurar um único documento (veja nas figuras adiante) com variadas orientações de página. Eventualmente podemos precisar da orientação retrato e paisagem num mesmo documento. E, também, podemos precisar criar cabeçalhos e até mesmo numerações de páginas diferentes. E pode ser que cada parte do documento tenha um tipo de alinhamento etc. Nessa hora a quebra de seção é a solução mais adequada. Uma quebra de seção divide o documento em seções e cada seção pode ser tratada como uma parte distinta. É como se tivéssemos vários documentos, mas é um documento só.

Documento com mais de uma orientação de página

No documento acima usamos a quebra de seção

Note que temos um único documento dividido em 3 Seções, configuradas de forma diferente. A 1ª Seção tem cabeçalho vermelho, não tem numeração, está alinhada à esquerda e está na orientação retrato. Já nas duas outras seções muda tudo (cabeçalho, alinhamento, orientação etc).

Note, também, na Barra de status (lá embaixo, à esquerda) está escrito Seção 3. Isto quer dizer que meu cursor está na Seção 3.

Isto é feito inserindo uma Quebra de seção – Próxima página exatamente ao final de cada página onde se deseja mudar de configurações. E, depois da Quebra de Seção ser inserida, você poderá fazer “o que te der na cabeça” em cada seção. Cada uma delas irá se comportar como se fosse um documento individual (embora não seja!)

No Word 2007 e 2010 os recursos das Quebras se encontram na Guia Layout de Página

Teclas de atalho: Ctrl+Enter – Quebra de página
Teclas de atalho: Ctrl+Shift+Enter – Quebra de coluna

Quebra de página e quebra de coluna (válido para o Word 2003/2007/2010).
Escolhendo a Guia Layout da Página – Quebra

Quando desejamos que um trabalho em capítulos, por exemplo, tenha seu início sempre na mesma posição, ou seja, no topo da página, usamos o recurso da Quebra de página. Assim garantimos que independentemente do tamanho do papel, a impressão sempre sairá no local desejado. Note, na ilustração a seguir, que os títulos das páginas estão sempre no topo, independente do tamanho do conteúdo do texto.

Para quebrar a página, coloque o cursor na posição desejada, vá ao Menu Inserir e selecione Quebra – Quebra de página.

Teclas de atalho: Ctrl+Enter

A quebra de coluna tem o raciocínio análogo.

Uma quebra de coluna é semelhante a uma quebra de página . Quando o documento está sendo editado em uma ou mais colunas, a quebra de coluna faz com que o Word abandone a coluna em que está trabalhando passando para a coluna ao lado, diretamente para o topo da página.

Teclas de atalho: Ctrl+Shift+Enter

No Writer

É tudo igual, inclusive as teclas de atalho. Apenas o acesso via menus é que tem uma pequena diferença.
Veja na figura a seguir.

No Word começamos na Guia Layout de página. Aqui no Writer começamos no menu Formatar.